Cultivita -BlogNovidades

Por que é fundamental destinar um espaço específico para plantas?
Por que é fundamental destinar um espaço específico para plantas?

Por que é fundamental destinar um espaço específico para plantas?

Você é daquelas pessoas que gosta de cultivar? Se a resposta for sim, hoje precisamos falar de um assunto muito importante: o espaço específico para suas plantas.

 Cultivar é um verbo levado a sério por aqui. Entendemos o quão importante é dispensar cuidados e oferecer todas as condições para que plantas, flores, hortaliças e temperos cresçam de forma natural.

No entanto, para quem está começando a planejar ou mesmo estudando sobre plantas para jardim ou mesmo para um espaço dentro de casa, sempre acontece o questionamento sobre o espaço ideal para esse plantio.

 

hortaemcasa

 

Por que ter plantas em casa?

Antes de falarmos sobre o espaço específico para suas plantas, vamos falar sobre as vantagens de realizar este cultivo aí na sua casa. 

É claro que, o primeiro motivo levantado é a beleza e a capacidade das plantas de oferecer vida aos ambientes em que são inseridas. Atualmente, quando o assunto é decoração, algumas espécies sempre são lembradas, seja para espaços internos ou externos da casa.

Por outro lado, indo além da beleza e da decoração, as plantas são fundamentais para melhorar a qualidade do ar e contribuir efetivamente com a saúde de todos os moradores de uma casa. 

Um bom exemplo dessa melhoria acontece devido à capacidade que as plantas possuem de aumentar os níveis de umidade do ar, influenciando positivamente no ar inalado por todos em sua volta. 

Além disso, é sempre preciso lembrar que algumas plantas possuem características específicas, contribuindo ainda mais para a rotina dos ambientes.

Por que é importante um espaço específico para suas plantas?

Agora que relembramos sobre as vantagens de cultivar plantas em sua casa, é hora de voltarmos à pergunta inicial desse conteúdo. 

Afinal, por que é fundamental destinar um espaço específico para suas plantas? Para respondermos essa pergunta é preciso deixar claro que cada espécie possui uma característica diferente e necessita de condições particulares para seu desenvolvimento. 

É conhecimento comum o fato das plantas precisarem de água, sais minerais, ar, luz e calor para viver. Entretanto, se você quer realmente cultivar com qualidade, é preciso proporcionar condições ideais para o crescimento de cada muda e semente. 

Quando falamos sobre essas condições ideais, o básico é proporcionar acesso aos principais alimentos das plantas: água, luz solar e ar fresco. 

Porém, essa são apenas as condições básicas. Se você tem plantas em casa, sabe que cada espécie demanda cuidados diferentes. Para exemplificar, basta olhar o caso das espécies que precisam de irrigação diária e de outras que não gostam de tanta água assim. 

O que não dá para mudar é a necessidade de adaptar o espaço para suas plantas. Se você vai cultivar em um vaso na sua sala de jantar, preocupe-se com a incidência de luz solar, por exemplo, se é no jardim, lembre-se de cuidar do solo com frequência. 

Cuidados que são fundamentais para que suas plantas cresçam bonitas e com saúde e também para que você não tenha mais trabalho ainda para evitar pragas, ervas daninhas e outros problemas que podem aparecer quando não é dispensado cuidado adequado às plantas.

Por que uma estufa é considerada um espaço específico para suas plantas?

Jardim, vasos dentro de casa, telhado, são vários os ambientes em que uma planta pode se desenvolver e crescer maravilhosamente bem. Novamente, isso varia de acordo com o tipo de planta e também as condições climáticas de onde elas estão. 

Agora, uma unanimidade entre os amantes de plantas são as estufas. Além de proporcionar todas as condições necessárias para o perfeito crescimento das plantas, esses ambientes também transformam o cultivo. 

Uma estufa, que também pode ser chamada de greenhouse, é uma casa de vidro projetada para ser o espaço específico para suas plantas. Ela pode estar no quintal da sua casa, na área comum do seu condomínio, na cobertura do seu apartamento, enfim, existem estufas de todos os tamanhos. 

O que contribui para seu cultivo é o fato de serem projetadas para esse fim. Assim, permitem a entrada correta da luz solar, permitindo que você controle com um sombrite, impedindo que, em dias de muito sol, suas plantas sejam “torradas”. 

Outra característica muito importante é a capacidade de reaproveitamento da água da chuva, tornando seu cultivo ainda mais sustentável e econômico. 

Falando sobre a água e sobre o processo de irrigação, algumas plantas precisam de um ambiente mais úmido para crescerem. Com uma estufa, você consegue proporcionar essa condição, afinal, depois da irrigação, a água evapora e permanece no espaço. 

Que a estufa é a melhor escolha para ser o espaço específico para suas plantas isso não temos dúvidas, agora, sabemos que você não ter um ambiente assim hoje e mesmo assim quer começar a cultivar. Por isso, separamos 3 dicas simples e rápidas para te ajudar a achar o melhor cantinho para suas plantas.

Dicas simples para escolher um espaço para sua plantas

  1. Leve em consideração a luz solar: falamos muito sobre o sol e precisamos repetir. Se suas plantas não são próprias para condições de extremo calor, pense em um espaço com a incidência de luz solar moderada.
  2. Leve em consideração o tipo de plantio: se você deseja começar uma horta em casa, deve separar um espaço diferente do que se o seu objetivo for cultivar orquídeas ou outras plantas, afinal, os cuidados são diferentes.
  3. Segurança é tudo: algumas pessoas costumam deixar suas plantas em ambientes compartilhados, seja onde crianças brincam ou seus pets passam correndo. É preciso pensar em um espaço seguro para suas plantas, onde não serão incomodadas ou feridas em alguma brincadeira ou rotina. 

Seguindo essas dicas, você tem alguns elementos para levar em consideração na hora de escolher um espaço específico para suas plantas. Novamente, se você tem condições de ter uma estufa em casa, essa é sempre a melhor escolha, principalmente para proporcionar maior conforto na hora de cuidar de suas mudas e sementes. 

Gostou desse conteúdo? O que acha de ver como ficaria uma estufa em sua casa como o espaço específico para suas plantas? Entre em contato com a gente e descubra uma greenhouse para você.


Image

Entregamos espaços totalmente focados no seu conforto, seja para se conectar com a natureza, cultivando plantas ou hortaliças, ou mesmo para se conectar com outras pessoas... saiba mais

NOSSAS SOLUÇÕES

ONDE ENCONTRAR

Região Norte

Loja 1:

Rua: Loja 1,  Minas Gerais  -  Telefone: 99 9999-999


Loja 2:

Rua: Loja 1,  Minas Gerais  -  Telefone: 99 9999-999


 Loja 3:

Rua: Loja 1,  Minas Gerais  -  Telefone: 99 9999-999

Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Região Sudeste
Região Sul

Clique no ícone abaixo e fale conosco!

Chat WhatsApp
Close and go back to page