Cultivita -BlogNovidades

Plantas para jardim
Plantas para jardim

Plantas para jardim: quais são os melhores tipos?

Presente em grande parte dos projetos para áreas externas, as plantas para jardim são escolhas para quem deseja cultivar, enfeitar e ainda dar mais vida a esses ambientes.

 Porém, para quem está começando um projeto de área externa, ou quer revitalizar o seu quintal e criar um jardim, é preciso considerar uma série de fatores. Levando em conta as condições adequadas para o crescimento e desenvolvimento de cada muda e também os melhores tipos para o espaço onde você destinou para esse cultivo.

Como aqui, o nosso objetivo é fazer com que você tenha sucesso em seu cultivo e também em seu projeto de área externa, por isso já deixamos 7 dicas para você começar uma horta em casa. Agora chegou a hora de você entender quais são os melhores tipos de plantas para seu jardim. Vamos lá?

 

plantasparajardim

 

Onde está o seu jardim?

Antes de atentarmos aos tipos de plantas para jardim, precisamos entender todas as condições e particularidades do ambiente que você tem disponível para começar esse cultivo.

Você vai reparar que os tipos de plantas são indicados para espaços diferentes. Então, você deve saber se vai optar por começar seu jardim em uma greenhouse, em vasos verticais, no quintal ou mesmo na varanda do seu apartamento.

A boa notícia é que existem plantas de várias tipos e que possuem características para ambientes variados. Por isso, não se preocupe, vamos encontrar um tipo que combina com suas condições e claro, seja do seu gosto.

Plantas para jardim: espécies mais resistentes ao sol

Vamos começar com as plantas de jardim que possuem uma característica muito importante para o cultivo aqui no Brasil: resistência ao sol.

Por morarmos em um país tropical, a tendência é que os raios solares sejam um elemento constante em seu jardim. Dessa forma, é preciso conhecer alguns tipos de plantas que resistem a mais de seis horas diárias de radiação solar direta sem que isso comprometa seu desenvolvimento.

Alguns bons exemplos de plantas para jardim que bate muito sol são: azáleas, adelfa, gazãnia e lavanda. Além dessas, o destaque vai para:

Cactos

Os Cactos são muito procurados para decoração e também por causa da sua capacidade energética. O grande diferencial dessas plantas para jardim é a sua grande capacidade de armazenar água, o que permite o recebimento de luz solar constante sem prejudicar seu crescimento.

Suculentas

Assim como os cactos, as suculentas também estão na “moda” e passaram a ocupar um importante espaço no jardim. Existem vários tipos dessas plantas, passando por espécies com folhas menores ou mesmo aquelas que crescem bem.

A característica comum em todas as espécies desse tipo de planta para jardim é o fato delas apreciarem o calor e a luz solar. Para completar, cuidar de suculentas também é bem simples, afinal, geralmente, é preciso regar apenas uma vez por semana.

Plantas para jardim: espécies para sombra

Por outro lado, se o espaço que você tem para começar seu jardim é predominantemente marcado por sombra durante o dia, é preciso considerar alguns tipos de plantas que são mais resistentes às baixas temperaturas.

Alguns bons exemplos são anémonas, amarílis, violetas e lobélia. No entanto, existem 2 tipos de plantas para jardim muito conhecidas que são resistentes à sombra:

Samambais

As samambaias são tipos de plantas muito tradicionais. Essa planta esteve presente em boa parte das residências entre os anos 60 e 90 e agora volta a assumir o local de queridinha para quem gosta de cultivar.

O principal motivo é a sua belíssima aparência, que faz a planta ser procurada para embelezar ambientes e para deixar seu jardim ainda mais verde.

Essa planta é nativa de matas, por isso deve sempre ter o solo úmido. Assim, a sombra é um elemento que ajuda o crescimento samambaia. Sendo necessário pouco tempo de luz solar para seu desenvolvimento.

Tulipas

Se as samambaias trazem um ar vintage para casas e jardins, as Tulipas contribuem com sua modernidade. Como são flores coloridas, são procuradas por quem deseja uma decoração viva e de extrema beleza.

Tradicionalmente, as tulipas são tipos de plantas para jardim que gostam de sol, mas não de forma excessiva. Para elas, pouco tempo de luz solar, mesmo que indiretamente já é o bastante.

Além disso, diferentemente das samambaias, não se adaptam muito a solos encharcados, por isso, muito cuidado na hora de regar essas plantas.

Plantas para jardim: espécies para estufas

Se você possui uma estufa no quintal da sua casa, certamente, conseguirá ter uma maior variedade de plantas, flores e mesmo outros tipos de cultivo.

Esses ambientes permitem que você crie um clima perfeito e múltiplo para o crescimento e desenvolvimento de várias espécies. Seja controlando a incidência da luz solar ou mesmo a umidade dentro da estufa e ainda impedindo a ação de pragas, insetos ou outros elementos externos que podem comprometer seu cultivo.

hortaemcasa

Orquídeas

A orquídea é considerada por muitos a grande estrela entre as plantas. A espécie caiu no gosto de muitas pessoas, principalmente por sua beleza, diversidade e facilidade no cultivo.

Para quem está começando um jardim e conta com uma estufa, criar um orquidário é uma ótima forma de aprender mais sobre o cultivo de plantas e também de criar mais gosto pela atividade, afinal, o resultado é impressionante.

Uma estufa em casa permite a criação de um lugar perfeito para o cultivo e desenvolvimento de orquídeas, afinal, é possível controlar as condições necessárias para o crescimento dessa planta.

Esse ambiente passa por 2 vantagens principais:

  • Controle da luz solar: por meio dos sombrites é possível controlar a luz solar que atinge as orquídeas. Afinal, sabemos que precisam de muito sol, mas em excesso pode ser prejudicial ao seu crescimento.
  • Ambiente úmido: após a rega das plantas, em uma estufa, a água não se perde, ela evapora e contínua no ambiente, criando um local mais úmido e contribuindo ativamente para o desenvolvimento das orquídeas.

Agora que você conhece alguns tipos de plantas para jardim ideais para vários ambientes, chegou a hora de colocar a mão na massa (ou na terra) e começar seu cultivo.

Se você deseja contar com uma estufa para fazer com que suas plantas para jardim sejam ainda mais bonitas e coloridas, nós temos a solução. Entre em contato e descubra uma greenhouse ideal para seu cultivo e bem-estar.


Image

Entregamos espaços totalmente focados no seu conforto, seja para se conectar com a natureza, cultivando plantas ou hortaliças, ou mesmo para se conectar com outras pessoas... saiba mais

NOSSAS SOLUÇÕES

ONDE ENCONTRAR

Região Norte

Loja 1:

Rua: Loja 1,  Minas Gerais  -  Telefone: 99 9999-999


Loja 2:

Rua: Loja 1,  Minas Gerais  -  Telefone: 99 9999-999


 Loja 3:

Rua: Loja 1,  Minas Gerais  -  Telefone: 99 9999-999

Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Região Sudeste
Região Sul

Clique no ícone abaixo e fale conosco!

Chat WhatsApp
Close and go back to page