Cultivita -BlogNovidades

7 dicas para começar uma horta em casa
Começar uma horta em casa

7 dicas para começar uma horta em casa

Começar uma horta em casa é o desejo de muitas pessoas atualmente. Mas, será que vale a pena e é possível começar do zero e obter sucesso no cultivo de hortaliças?

 Levando em conta que há um aumento significativo pelo consumo de alimentos mais saudáveis, orgânicos e naturais, o cultivo de hortaliças se transforma em uma solução simples e prática para alcançar esse objetivo.

Porém, para muitas pessoas, essa solução não é tão simples e prática assim. Muita gente não sabe por onde começar e, principalmente, desconhecem os passos para iniciar esse cultivo e passar a colher hortaliças frescas sempre que for preciso preparar uma refeição.

 

hortaemcasa

 

Desse jeito, se você deseja realmente começar uma horta em casa, chegou a hora de descobrir 7 dicas fundamentais para que suas hortaliças, temperos e ervas cresçam perfeitamente.

7 dicas essenciais para começar uma horta em casa

1. Escolha bem o espaço ideal para começar sua horta

A primeira dica para começar uma horta em casa é escolher bem o local. Apesar de parecer uma dica meio básica, essa é uma decisão muito importante para o andamento do seu cultivo e para o crescimento das suas hortaliças.

Já falamos por aqui sobre a importância de destinar um espaço específico para sua plantas, com a sua horta a ideia é a mesma. Assim como outras plantas, as hortaliças precisam de um ambiente ideal para que consigam se desenvolver.

A principal dica para ter sucesso nessa decisão é escolher um local arejado e com a presença de luz solar por, pelo menos, 4 horas diárias.

2. Entenda o tipo de horta que mais combina com suas condições

Além da escolha do local, entender todas as condições disponíveis para começar sua horta é um outro passo fundamental para dar o pontapé inicial no seu cultivo de hortaliças.

Se você possui um quintal ou uma estufa em casa certamente conseguirá construir uma horta grande. No entanto, se você mora em apartamento há modelos de jardineiras e mesmo modelos verticais para começar no espaço que possui.

A dica aqui é levar em conta todos os detalhes do seu espaço e encontrar um tipo de horta condizente com essas condições.

3. Escolha hortaliças mais simples no começo

O primeiro pensamento de quem quer começar uma horta em casa é cultivar uma grande variedade de hortaliças. No entanto, é preciso que você pense que ainda está aprendendo e que é necessário começar devagar para não comprometer sua horta ou mesmo deixar pelo caminho.

A dica para quem está começando agora é pensar em sementes de hortaliças e temperos que são consideradas duradouras e mais resistentes. Alguns ótimos exemplos são alecrim, orégano e cebolinha.

4. Destine um tempo para preparar a terra

A preparação da terra é uma das etapas mais importantes para quem está querendo começar uma horta em casa. Não basta simplesmente pegar um vaso e colocar as sementes, é preciso que você forneça condições para que cada hortaliça cresça da maneira correta.

Por isso, para ter sucesso em seu cultivo, a dica é utilizar terra de plantio, misturada com um pouco de algum tipo de adubo orgânico. Além disso, é importante que mensalmente você adube a terra.

5. Irrigação: o segredo para começar uma horta em casa

A água é um dos principais alimentos de plantas e hortaliças. Por isso, o ideal é que você regue sua horta pelo menos 1 vez por dia, sempre no começo da manhã ou no fim da tarde, quando o sol não bate direto.

Quando falamos em irrigação de horta, ou mesmo de um jardim, é preciso que você crie condições de deixar seu cultivo ainda mais sustentável. Se você possui uma estufa no quintal de casa, pode perfeitamente utilizar a tecnologia de reaproveitamento de água da chuva para molhar e alimentar suas hortaliças.

Analisar se há essa tecnologia é um ponto importante para considerar e faz parte do passo a passo para escolher uma estufa para sua casa. Clique no link e veja quais são os outros elementos a considerar.

6. Crie uma rotina para evitar pragas

Se você quer começar uma horta em casa, precisa saber que um dos maiores desafios é evitar que pragas tomem conta das suas hortaliças. Afinal, além de impedir que você consiga colher o que cultiva, essas pragas, geralmente, comprometem sua plantação e ainda podem atrair insetos.⠀

Por isso, desde o primeiro dia do planejamento da sua horta, você deve pensar em uma rotina de ações para evitar esse problema. Diversificar a variedade de hortaliças e adubar com frequência o solo são ações que ajudam nesse objetivo.

7. Tenha cuidado quando for colher

Depois de plantar e cuidar da sua horta, é preciso ter atenção também ao momento da colheita. Algumas pessoas realizam esse procedimento de qualquer forma e acabam comprometendo todo o trabalho, prejudicando o crescimento contínuo da horta caseira.

Com relação a esse detalhe, a principal dica é cortar a ponta do caule principal, de uma forma que o crescimento dos brotos laterais seja estimulado. Além disso, é importante deixar a terra adubada e irrigada após o plantio e ainda deixar no pé algumas folhas mais jovens, possibilitando que elas cresçam.

Por último, muitas pessoas que querem começar uma horta em casa ficam na dúvida sobre o prazo para a primeira colheita. Normalmente, é possível colher algumas folhas dentro no período entre 10 e 16 semanas.

Começar uma horta em casa em uma estufa

Se você conta com uma estufa no quintal da sua casa, esse desafio será mais prático e, definitivamente, mais prazeroso. Quando há um local específico para o cultivo das suas hortaliças a tendência é que você dedique mais tempo e consiga se concentrar mais no plantio e nos cuidados.

Além disso, como você viu o exemplo do reaproveitamento de água, uma estufa em casa conta com algumas tecnologias que contribuem e muito para o sucesso do seu cultivo. Um bom exemplo é a possibilidade de usar sombrites para controlar a quantidade de luz solar sobre suas hortaliças.

Portanto, se você quer começar uma horta em casa e quer fazer isso com toda a sofisticação possível, uma estufa é a sua solução. O que acha de começar agora mesmo o planejamento para contar com uma Greenhouse em sua casa? Entre em contato com a gente e encontre uma que combina com você. 


Image

Entregamos espaços totalmente focados no seu conforto, seja para se conectar com a natureza, cultivando plantas ou hortaliças, ou mesmo para se conectar com outras pessoas... saiba mais

NOSSAS SOLUÇÕES

ONDE ENCONTRAR

Região Norte

Loja 1:

Rua: Loja 1,  Minas Gerais  -  Telefone: 99 9999-999


Loja 2:

Rua: Loja 1,  Minas Gerais  -  Telefone: 99 9999-999


 Loja 3:

Rua: Loja 1,  Minas Gerais  -  Telefone: 99 9999-999

Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Região Sudeste
Região Sul

Clique no ícone abaixo e fale conosco!

Chat WhatsApp
Close and go back to page